Trump declara tarifa de 25% sobre carros vindos de fora para os EUA.

A previsão é que as tarifas comecem a valer no dia 2 de abril, com a arrecadação iniciando no dia 3. Especialistas da área acreditam que a medida vai elevar os preços e afetar a produção.

O presidente Donald Trump anunciou nesta quarta-feira (26) que os EUA irão cobrar uma taxa de 25% sobre todos os carros importados, marcando mais um capítulo da guerra comercial liderada por ele. Em discurso no Salão Oval, Trump reiterou seu incentivo para que as empresas produzam localmente. ‘Se você fabricar seu carro nos EUA, não haverá tarifa’, afirmou.

Para especialistas do setor automotivo, a medida tende a aumentar os preços e prejudicar a produção. O receio é que o custo ao consumidor também suba, impactando a venda de carros novos e, consequentemente, vagas de emprego, já que o setor nos EUA depende de peças importadas. O cenário fez as ações das montadoras listadas nos EUA passarem a cair logo após o anúncio.

Nesta quarta, Trump também anunciou que irá adiar em até um mês a cobrança de autopeças importadas.

Em proclamação, o presidente determinou que os automóveis terão tarifa de 25% a partir de 3 de abril e, enquanto isso, as peças estarão sujeitas às taxas em uma data a ser especificada em um aviso do Registro Federal, “mas não depois de 3 de maio de 2025”.